Chamadas‎ > ‎

INOVABASE

Apresentação

O INOVA-BASE (Competição de Ideias Inovadoras em Tecnologia Bahia-Alagoas-Sergipe) é um evento que promove uma competição entre os alunos da área de Tecnologia da Informação (TI) através da exposição de ideias focadas em projetos com abordagem de TI inovadora. Em sua terceira edição, o evento estimula a criatividade e a atividade empreendedora dos alunos de TI fomentando a geração de novas ideias, que contribuam para o desenvolvimento sustentável da sociedade. 

O principal objetivo do INOVA-BASE é atrair ideias inovadoras que estejam na fase de conceito/protótipo e que atendam as seguintes premissas:
- Tenham sido desenvolvidas por discentes regularmente matriculados em cursos de graduação, técnicos ou tecnólogos da área de TI ou afins;
- Resolvam um problema real que tenha demanda de mercado ou que atenda uma nova demanda para os próximos 12 meses;
- Tenham um forte apelo tecnológico utilizando/integrando várias tecnologias inovadoras;
- Possam ser comprovadas/demonstradas tecnicamente;
- Não tenham sido premiadas em edições anteriores do evento e/ou eventos similares;
- Não sejam frutos de plágio.
É importante salientar que os direitos autorais dos projetos submetidos ou premiados pertencem aos seus respectivos autores, reservando-se aos órgãos envolvidos na organização da ERBASE a prerrogativa de publicá-los e/ou divulgá-los por qualquer forma ou processo, em conjunto ou separadamente.

Datas Importantes

  • 14/03/2014 31/03/2014 – Prazo final para submissão de trabalhos (até às 23h50min)
  • 20/04/2014 - Notificação de trabalhos aceitos
  • 29/04/2014 – Entrega da versão final dos trabalhos aceitos (até às 23h50min)

Inscrição e Submissão

Os projetos serão inscritos por equipes compostas por dois ou três alunos, preferencialmente, orientados por um professor (não obrigatório). A submissão de trabalhos será exclusivamente eletrônica através do JEMS/SBC (https://submissoes.sbc.org.br/home.cgi?c=2005) obedecendo o formato de um relatório conforme previsto no item “Seções do Relatório” (ver abaixo).

Os autores devem identificar-se apenas no formulário de submissão, mas não no relatório submetido. Quaisquer partes do artigo que possam de alguma forma identificar os autores ou instituições devem ser substituídas por “Xis” (Universidade Xis, por exemplo). Somente na versão final, caso aprovado, o trabalho deverá conter os nomes dos autores e respectivas instituições.

O processo de revisão e dos trabalhos a serem apresentados será conduzido de forma anônima (blind review) e qualquer proposta será analisada por, pelo menos, dois revisores. 

Seções do Relatório

Os itens do relatório deverão ser redigidas em folhas numeradas sequencialmente obedecendo a estrutura do relatório e normas de formatação descritas abaixo:

FORMATAÇÃO

  • Quantidade de páginas: 3 a 5 páginas
  • Papel: A4 (21 x 29,7 cm)
  • Espaçamento entre linhas: 1,5 cm
  • Fonte: Arial, tamanho 12
  • Margem superior, inferior e esquerda: 2,5 cm. Margem direita: 2 cm. Cabeçalho e Rodapé: 1,25 cm.
  • Formato do arquivo: pdf 

ESTRUTURA DO RELATÓRIO

A Ideia – Faça um breve histórico sobre a ideia a ser abordada, assim como as motivações que levaram os autores a proporem o projeto. Defina o seu produto claramente, o que ele faz (evite detalhes de como ele funciona) e o que torna ele diferente sobre o que ele faz. Você deve incluir também citações de especialistas de mercado para validar o problema detectado. Convença o leitor que o seu produto resolve um problema real de mercado de uma maneira eficaz e inovadora.

Análise de Mercado e Competitividade – Descreva as oportunidades para o seu produto e serviço. Defina UM segmento de mercado que representa a melhor oportunidade de comercialização e por que você escolheu este mercado. Inclua o tamanho deste segmento diretamente relacionando o produto/serviço.

Capacidade de realização – Coloque a tecnologia e o seu estágio de desenvolvimento em uma perspectiva. Descreva se a sua tecnologia é derivada de um trabalho existente, os resultados de um experimento de prova de conceito, um protótipo de laboratório ou até mesmo o ciclo de vida de desenvolvimento. Inclua estimativas de tempo e custo para criação de um protótipo que pode ser apresentado para potenciais clientes. Descreva como a sua tecnologia continuará superior as existentes.

Proposição de valor – Defina o valor da oportunidade em termos de tamanho de Mercado, valor do produto para potenciais clientes e os custos de colocar o seu produto no cliente. Nesta seção deverá ser indicado por que o cliente comprará o seu produto.

Riscos e Ameaças ao seu Produto – Descreva os principais riscos e ameaças para entrar no Mercado proposto. Inclua informações relevantes sobre regulações, decisões de compra, cadeias de suprimento relacionadas ao seu produto ou outras características do seu mercado que devem ser superadas.

Concorrência – Identifique os concorrentes e seus pontos fortes e fracos, canais de distribuição, custos e preços de venda praticados, políticas de crédito e formas de divulgação.Na primeira fase, as equipes deverão submeter o relatório como forma de inscrição no INOVABASE.

Formato da Competição

Na primeira fase, as equipes deverão submeter o relatório. Em seguida, os trabalhos serão avaliados por, no mínimo, dois revisores. As equipes com trabalhos selecionados deverão submeter a versão final do trabalho contendo as alterações sugeridas, caso existam.

Por fim, as equipes farão uma apresentação oral para uma banca de juízes em um tempo máximo de 15 minutos durante a programação oficial da ERBASE 2014. No dia do evento será disponibilizado um computador com projetor multimídia para as equipes.

Coordenação

Prof. Leonardo Barreto Campos – IFBA/Campus de Vitória da Conquista - leonardobcampos at ifba.edu.br
Prof. Adilson Jorge dos Santos - CESMAC - adilson.al at gmail.com