Programação‎ > ‎

Laboratórios


*Os laboratórios hands-on requerem  que os usuários tragam seus notebooks, pois não serão disponbilizados computadores, apenas rede wi-fi.

Resumo dos Laboratórios (Carga Horária: 6 horas)

L1 - Workshop com HTML5

Veremos nesse workshop as principais novidades do HTML5, como: Offline Storage, Geolocation, Websocket, Áudio, Vídeo etc.

Responsável: Luciano Borges (SERPRO)
Contato: lucianosantosborges at gmail . com

L2 - Maratona de Programação

A Maratona de Programação é uma competição entre estudantes universitários realizada desde 1996. Um dos principais objetivos da Maratona é desenvolver a criatividade e a capacidade de resolver problemas com o auxílio de um computador. Atualmente, várias instituições e empresas valorizam alunos que alcançam um bom desempenho na Maratona. Neste minicurso iremos apresentar uma introdução à Maratona de Programação (e a competições de programação de maneira geral). O minicurso discutirá a resolução de problemas do site URI Online Judge (http://www.urionlinejudge.com.br). A maioria dos problemas abordados no minicurso não requer o uso de uma técnica específica, apenas habilidade de programação. É desejável que o aluno inscrito no minicurso saiba programar em C, C++ ou Java. Recomenda-se fortemente que após o minicurso os alunos participem da PROGBASE (http://erbase2014.uefs.br/chamadas/progbase).  

Responsável: Sérgio Medeiros (UFRN)
Contato: sqmederios at gmail . com

L3 - Introdução ao Teste de Software

Neste laboratório, o participante compreenderá os métodos e as boas práticas que envolvem o projeto de testes de software. Teoria e prática estarão combinadas. A primeira parte da atividade abordará a fundamentação teórica da atividade de testes, compreendendo conceitos como níveis, técnicas e critérios de teste. A segunda parte será prática (hands-on). A prática será guiada pela implementação de testes de unidade e de integração, e testes de regressão. O desenvolvimento guiado por teste (TDD – Test Driven Development) também será abordado. Os artefatos de teste serão implementados com o JUnit, framework de Testes para Java.

Responsável: Ivan Machado (UFBA)
Contato: ivanmachado at dcc . ufba . br

L4 - Laboratório Básico com Arduino

Este laboratório visa introduzir os conceitos mais fundamentais na instalação, configuração e uso da interface Arduino em ambiente de software livre baseado na distribuição Ubuntu. Além disso, teremos demonstrações e atividades práticas em grupo usando kits de componentes e material de sucata.

Responsável: Alexandre Braga (Estácio FAL)
Contato: alex.professor at gmail . com

L5 - Redes Neurais

Introdução à teoria de Redes Neurais Artificiais explicitando conceitos básicos, tais como, definição matemática do modelo do neurônio artificial, arquiteturas e topologias de redes neurais artificiais, e processos de aprendizado. Duas arquiteturas de redes neurais para classificação de padrões linearmente separáveis serão detalhadas, assim como duas atividades práticas serão propostas.

Responsável: Matheus Pires (UEFS)
Contato: mgpires at gmail . com

L6 - Desenvolvendo aplicações com Python

Venha conhecer e utilizar uma das linguagens de programação que mais cresce atualmente. Poderosa e simples, Python é adotada por grandes empresas e instituições de ensino e pesquisa. Seja para scripts de administração, aplicações Web ou computação científica, Python é uma ótima escolha.

Responsável: Luiz Claudio Silva 
Contato: luizclaudio at gmail . com

L7 - Criando APPs para Android

Neste minicurso vamos conhecer os principais conceitos da plataforma móvel mais popular do mundo. Em um formato "Hands On" desenvolveremos uma aplicação para o seu dispositivo Android. Para que a mágica aconteça teremos um breve histórico da plataforma, um rápido bate-papo e a arquitetura e o ambiente de desenvolvimento. Depois disso é mão na massa para criar sua primeira aplicação Android.

Responsável: Mario Jorge Pereira (UFBA)
Contato: mariojp at gmail . com

LH1 - Programação Orientada à Objetos com Greenfoot*

Aprender programação orientada a objetos (POO) pode ser um desafio para iniciantes na área. Diversos ambientes têm sido produzidos pela comunidade acadêmica para facilitar a introdução à programação neste paradigma. Greenfoot é um ambiente integrado de desenvolvimento (IDE) que facilita a aprendizagem de POO e da linguagem Java através do desenvolvimento de jogos em cenários 2D. A IDE do Greenfoot permite focalizar a atenção nas classes, objetos e suas interações, permitindo inspecionar o estado dos objetos num ambiente gráfico, além de criar classes de uma maneira simplificada e visualizar a hierarquia de herança das classes participantes. Este laboratório é voltado para estudantes que já programam em uma linguagem imperativa (e.g.: Pascal, C) e estão iniciando seus estudos em POO ou que já começaram a aprender POO mas possuem dificuldades com os conceitos. A metodologia é um tutorial facilitado por um tutor e alguns monitores, onde os participantes desenvolverão um game simples em Greenfoot/Java. Os participantes devem ter instalado em seus notebooks, antes do início do laboratório, o JDK 6 ou 7 e o ambiente Greenfoot.

Responsável: Roberto Bitencourt (UEFS) e Grupo de Aprendizagem de Programação da UEFS
Contato: roberto at uefs . br

LH2 - Desenvolvimento de Aplicativos Móveis Híbridos*

Neste laboratório vamos entender um pouco sobre o que é o desenvolvimento de aplicações hibridas, como elas podem baratear o custo de desenvolvimento, além de conhecer as principais ferramentas disponíveis no mercado e, claro, desenvolver o nosso App para Android, IOS e Windows Phone de uma só vez. Os participantes devem ter instalado em seus notebooks, antes do início do laboratório, a versão mais recente do Google Chrome e o NetBeans com suporte a HTML 5.

Responsável: Cleriston Sampaio (ASA Inovação)
Contato: cleriston.os at gmail . com

* Os laboratórios hands-on requerem  que os usuários tragam seus notebooks, pois não serão disponibilizados computadores, apenas rede wi-fi.


ċ
Arduino.zip
(2210k)
João B. Rocha-Junior,
May 25, 2014, 2:32 PM
Ċ
João B. Rocha-Junior,
May 25, 2014, 2:32 PM
Ċ
João B. Rocha-Junior,
Jun 8, 2014, 5:43 AM