Veremos nesse workshop as principais novidades do HTML5, como: Offline Storage, Geolocation, Websocket, Áudio, Vídeo etc.
Neste laboratório, o participante compreenderá os métodos e as boas práticas que envolvem o projeto de testes de software. Teoria e prática estarão combinadas. A primeira parte da atividade abordará a fundamentação teórica da atividade de testes, compreendendo conceitos como níveis, técnicas e critérios de teste. A segunda parte será prática (hands-on). A prática será guiada pela implementação de testes de unidade e de integração, e testes de regressão. O desenvolvimento guiado por teste (TDD – Test Driven Development) também será abordado. Os artefatos de teste serão implementados com o JUnit, framework de Testes para Java.
Este laboratório visa introduzir os conceitos mais fundamentais na instalação, configuração e uso da interface Arduino em ambiente de software livre baseado na distribuição Ubuntu. Além disso, teremos demonstrações e atividades práticas em grupo usando kits de componentes e material de sucata.
Introdução à teoria de Redes Neurais Artificiais explicitando conceitos básicos, tais como, definição matemática do modelo do neurônio artificial, arquiteturas e topologias de redes neurais artificiais, e processos de aprendizado. Duas arquiteturas de redes neurais para classificação de padrões linearmente separáveis serão detalhadas, assim como duas atividades práticas serão propostas.
Neste minicurso vamos conhecer os principais conceitos da plataforma móvel mais popular do mundo. Em um formato "Hands On" desenvolveremos uma aplicação para o seu dispositivo Android. Para que a mágica aconteça teremos um breve histórico da plataforma, um rápido bate-papo e a arquitetura e o ambiente de desenvolvimento. Depois disso é mão na massa para criar sua primeira aplicação Android.
Aprender programação orientada a objetos (POO) pode ser um desafio para iniciantes na área. Diversos ambientes têm sido produzidos pela comunidade acadêmica para facilitar a introdução à programação neste paradigma. Greenfoot é um ambiente integrado de desenvolvimento (IDE) que facilita a aprendizagem de POO e da linguagem Java através do desenvolvimento de jogos em cenários 2D. A IDE do Greenfoot permite focalizar a atenção nas classes, objetos e suas interações, permitindo inspecionar o estado dos objetos num ambiente gráfico, além de criar classes de uma maneira simplificada e visualizar a hierarquia de herança das classes participantes. Este laboratório é voltado para estudantes que já programam em uma linguagem imperativa (e.g.: Pascal, C) e estão iniciando seus estudos em POO ou que já começaram a aprender POO mas possuem dificuldades com os conceitos. A metodologia é um tutorial facilitado por um tutor e alguns monitores, onde os participantes desenvolverão um game simples em Greenfoot/Java. Os participantes devem ter instalado em seus notebooks, antes do início do laboratório, o JDK 6 ou 7 e o ambiente Greenfoot.
Neste laboratório vamos entender um pouco sobre o que é o desenvolvimento de aplicações hibridas, como elas podem baratear o custo de desenvolvimento, além de conhecer as principais ferramentas disponíveis no mercado e, claro, desenvolver o nosso App para Android, IOS e Windows Phone de uma só vez. Os participantes devem ter instalado em seus notebooks, antes do início do laboratório, a versão mais recente do Google Chrome e o NetBeans com suporte a HTML 5. |
Programação >