Programação‎ > ‎

Minicursos


Resumo dos Minicursos (Carga Horária: 3 horas)

M1 - Futebol de Robôs Bípedes: Simulação 3D

O Futebol de Robôs apresenta-se como um dos principais desafios padrão para a robótica inteligente no século XXI. Neste desafio estão presentes os principais problemas em aberto em demandas reais da indústria e sociedade como veículos autônomos, busca em grandes bases de dados não estruturadas, planejamento e geração de energia elétrica, controle de tráfego aéreo e urbano, etc. Neste minicurso será apresentada uma introdução ao futebol de robôs e à iniciativa internacional RoboCup. Será abordado o futebol de robôs bípedes com simulação tridimensional com os passos necessários para iniciar a programação de uma equipe nesta modalidade.

Responsável: Marco Simões (UNEB)
Contato: msimoes at uneb . br

M2 - WEB das Coisas

Um novo paradigma da Web, com foco em serviços e aplicações para serem consumidas também por outras aplicações, em contrapartida à Web feita apenas para e por pessoas, está se delineando como um dos próximos passos de evolução de aplicações para a Web. Uma dessas aplicações é a possibilidade de aliar as coisas do mundo físico às coisas do mundo virtual da Web, que está sendo chamada de 'Web das Coisas'. A grande variedade de coisas, dispositivos do dia-a-dia que podem ser disponibilizados na Web das Coisas, demanda por infraestruturas capazes de gerenciar a publicação, descoberta, composição, utilização e compartilhamento desses dispositivos na Web das Coisas. Este minicurso apresenta uma arquitetura para automatizar a publicação, descoberta, composição, utilização e compartilhamento de dispositivos na Web. O minicurso também vai apresentar um protótipo utilizando a arquitetura proposta e implementado utilizando placas e sensores Arduino.

Responsável: Cassio Prazeres (UFBA)
Contato: cprazeres at gmail . com

M3 - NoSQL

Introduzir o aluno no mercado de bancos de dados não relacionais, ensinando de forma clara os conceitos e teorias que envolvem todo o movimento NoSQL.

Responsável: Aécio Júnior (UEFS)
Contato: aeciojunior at gmail . com

M4 - Introdução à Estatística com o R

Apresentação e introdução ao uso da ferramenta R (disponível em http://www.r-project.org/). Conteúdo: Introdução ao ambiente R, instalação e configuração básica, sintaxe, comandos básicos, vetores e matrizes, tipos de dados, estatística descritiva básica, funções, gráficos, interface gráfica.

Responsável: Jorge Ramos (UNIVASF)
Contato: jorgeluiscavalcanti at gmail . com

M5 - Computação Ubíqua e Sensível ao Contexto

As pessoas estão, cada vez mais, dependentes do suporte computacional para tomar decisões ou executar tarefas cotidianas. Essa situação é ampliada com o uso massivo dos dispositivos móveis, equipados com sensores embutidos e comunicação sem fio. A mobilidade e dinamicidade trazem a necessidade de adaptação ao contexto de uso, considerando as características do ambiente, indíviduos, tarefas e dispositivos. Sistemas sensíveis ao contexto (CSS) são sistemas computacionais que usam o contexto para prover serviços ou informações mais relevantes para apoiar os usuários na execução de suas tarefas, onde contexto é qualquer informação que pode ser usada para caracterizar a situação em que algo existe ou ocorre. A Computação Ubíqua traz a ideia da computação "invisível", disponível "a qualquer hora, de qualquer lugar, a partir de qualquer dispositivo" e indica que o suporte computacional deve permear as ações dos indivíduos, sem exigir destes excessiva intervenção. A adaptação ao contexto aliada à mobilidade e à diversificação dos dispositivos torna-se requisito fundamental para a criação dos sistemas ubíquos. Neste minicurso, apresentaremos uma visão geral dos conceitos de sistemas ubíquos e de adaptação ao contexto e discutiremos exemplos de aplicações, oportunidades de negócios e desafios de pesquisa. Como cenário de estudo utilizaremos o domínio de Cidades Inteligentes, nas áreas de Mobilidade Urbana e Gestão de Emergências.

Responsável: Vaninha Vieira (UFBA)
Contato: vaninha at ufba . br

M6 - Introdução à Computação em Nuvem

Esse minicurso aborda dois aspectos da computação em nuvem. A primeira parte do curso introduz conceitos básicos sobre computação em nuvem com foco na gestao de máquinas virtuais (IaaS -Infrastructure-as-a-Service). A segunda parte do curso foca no desenvolvimento de aplicações baseadas em arcabouços específicos da camada Platform-as-a-Service (PaaS) da computação em nuvem. Ambos aspectos serão relacionados com a qualidade de serviço ofertada em cada camada.

Responsável: Andre Lage (UFAL)
Contato: andre.lag at ic . ufal . br

M8 - Computação de Alto Desempenho

Neste curso faremos uma abordagem introdutória a algumas aplicações de Computação de Alto Desempenho. Trataremos da implementação de algoritmos computacionalmente intensivos levando em conta a arquitetura do hardware onde será executado, obtendo ganhos significativos de desempenho. Mostraremos alguns modelos com multithreads e multiprocessos utilizados em programação concorrente com vários graus de paralelismo. Trabalharemos exemplos de programação paralela em ambientes de memória compartilhada e de memória distribuída utilizando as abordagens de Passagem de Mensagem, de paralelismos de threads e híbrida. Por fim, abordaremos processadores massivamente paralelos e aceleradores de hardware.

Responsável: Leonardo Viana (UFAL)
Contato: lpviana at gmail . com

M9 - Análise de Redes Sociais e Complexas

Este mini-curso tem caráter introdutório e seu objetivo é apresentar alguns modelos baseados em redes sociais e/ou complexas de modo a entender como se estabelecem as relações entre entidades (i.e. atores) e quais os fundamentos epistemológicos e os métodos e técnicas que facilitem a análise de redes sociais e/ou complexas. Serão apresentados conceitos fundamentais sobre teoria dos grafos, redes sociais e redes complexas, assim como alguns índices usados para caracterizar topologicamente as redes estudadas e analisar, em distintos níveis de detalhes, as características que podem ressaltar propriedades emergentes e/ou determinantes das redes estudadas. Para tanto, alguns softwares disponíveis (e.g. Pajek) serão usados na resolução dos execícios.

Responsável: Hernane Pereira (UNEB)
Contato: hernanebbpereira at gmail . com

M10 - Como Implementar uma Startup Utilizando a Tecnologia Lean Startup

O minicurso apresenta algumas das técnicas utilizadas pelos empreendedores para desenvolver produtos e empresas através da combinação e da iniciativa do modelo Lean Startup que defende a criação de protótipos rápidos e enxutos. Apresentaremos algumas das ferramentas utilizadas para apoiar a metodologia Lean Startup a exemplo de: Canvas, BSC, e Matriz SWOT. O objetivo do minicurso é demonstrar algumas das abordagens que propõem melhores táticas empreendedoras, reduzindo o trabalho e diminuindo os custos das empresas nascentes.

Responsável: Fábio Barreto (IFBA-Feira de Santana)
Contato: fabioabarreto at gmail . com

M11 - Crime Scene Investigation (CSI): da Ficção à Realidade

Diariamente, um número gigantesco de documentos digitais é produzido e compartilhado com pessoas de todas as partes do mundo através da internet. Documentos como fotos, vídeos, arquivos texto e tantos outros são apenas alguns dos exemplos dos documentos digitais presentes em nosso dia-a-dia. Mas nem sempre a autenticidade de um documento digital é preservada dado que, adulterá-lo utilizando ferramentas disponíveis atualmente torna-se a cada dia mais simples. Isso diminui nossa confiança em documentos digitais a cada dia e torna necessário o desenvolvimento de métodos forenses eficazes para restaurar tal confiança. Este minicurso trás para o público uma visão geral da computação forense ao longo do tempo, bem como expõe os principais problemas tratados na computação forense e suas mais recentes soluções.

Responsável: Tiago Carvalho (UNICAMP)
Contato: tiagojc at gmail . com
Ċ
João B. Rocha-Junior,
May 25, 2014, 2:28 PM
ċ
Computação em nuvem.zip
(4793k)
João B. Rocha-Junior,
Jun 8, 2014, 5:42 AM
Ċ
João B. Rocha-Junior,
Jun 9, 2014, 3:47 PM
ċ
MaratonaProgramacao.zip
(1610k)
João B. Rocha-Junior,
May 26, 2014, 7:19 AM
ć
João B. Rocha-Junior,
May 25, 2014, 2:40 PM
Ċ
João B. Rocha-Junior,
May 25, 2014, 2:27 PM